top of page
  • Donata Meirelles Instagram
  • Donata Meirelles Linkedin
  • Facebook Donata Meirelles
  • Twitter

Quando o estilo é herança: o legado de ALT no Met Gala 2025

  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Neste ano, o Met Gala presta homenagem ao poder da alfaiataria preta — “Superfine: Tailoring Black Style” — em uma celebração que é, ao mesmo tempo, histórica e profundamente pessoal. E não haveria figura mais simbólica para marcar essa conversa do que André Leon Talley.

André Leon Talley em sua biblioteca, vestindo um volumoso casaco vermelho e luvas bordô, cercado por livros, obras de arte e referências de moda.
André Leon Talley

Em um trecho de suas memórias recém-publicadas, A.L.T., resgatado dos arquivos da Vogue, Talley escreve sobre as duas mulheres que moldaram seu olhar e o ensinaram a viver com elegância e intenção: Diana Vreeland, sua mentora, e Bennie Frances Davis, sua avó — a verdadeira origem do seu senso de estilo.


A escolha desse tema para a edição 2025 do Met não é apenas estética: é política, afetiva e histórica. Coloca em destaque a sofisticação construída a partir de um repertório negro — e o impacto disso nas narrativas visuais da moda global. São os cortes, os tecidos, os códigos e os corpos que sempre estiveram à margem das grandes instituições que agora se tornam protagonistas de uma exposição e de um tapete vermelho que reverberam muito além do Metropolitan Museum.


André Leon Talley sentado ao lado de Anna Wintour em um desfile de moda, ambos sorrindo, com ele em um terno risca de giz e ela em um look preto com cachecol verde-militar.
André Leon Talley e Anna Wintour

Ao revisitar o passado com os olhos de ALT, entendemos que estilo é também herança. É o conjunto de gestos, escolhas e silêncios que atravessam gerações e constroem identidades. É saber que o glamour não vem do acesso, mas da maneira como se habita o mundo — com altivez, referência e presença.


Para os apaixonados por moda, essa edição do Met Gala é mais do que um desfile de celebridades: é um lembrete de que o estilo negro sempre foi, e continua sendo, sinônimo de excelência.


Donata Meirelles é consultora de estilo, atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

コメント


bottom of page