top of page

Documentário Brasileiro sobre Elsa Schiaparelli Estreia Sábado (16)

Atualizado: 19 de nov.

Marisa Berenson participa do curta realizado para o Festival da Biblioteca Mário de Andrade, que homenageia o surrealismo


A imagem mostra uma ilustração surrealista de um olho humano, com maquiagem dourada em volta, cuja íris possui coloração em azul, e está desenhada como se fosse um sol. No centro, onde estaria posicionada a pupila, está a estilista Elsa Schiaparelli, em um fundo cor de rosa.


De um lado, Marisa Berenson, atriz, modelo e neta de Elsa Schiaparelli. De outro lado, dois filmmakers brasileiros. Desse encontro, surge algo novo: um documentário nacional, inédito, com estreia marcada para sábado (16/11) em São Paulo. Com 18 minutos, O Álbum Privado de Elsa Schiaparelli pode ser descrito como um desdobramento em audiovisual do livro de mesmo nome, Elsa Schiaparelli’s Private Album, escrito por Marisa em 2014 pela editora independente Double-Barrelled Books. Sua motivação era mostrar um lado pouco conhecido da estilista: a mulher e avó que Marisa conheceu dentro de casa, em família. “Ela não gostava de ser chamada de ‘avó’, ela gostava de ser chamada de Schiap”, revela a atriz.


Além do depoimento exclusivo de Marisa, o filme conta com imagens inéditas de arquivo pessoal. A exibição do documentário sobre Schiaparelli é uma das atrações do IV Festival Mário de Andrade, promovido anualmente pela Biblioteca Mário de Andrade. A concepção do curta é da jornalista Antonia Petta, curadora de moda do festival, que assina a obra ao lado do diretor Gabriel Dietrich, sócios na Crux Studio – vale contar que Antonia é colaboradora desta coluna.


A escolha da personagem tem tudo a ver com o tema do festival: “100 Anos de Surrealismo”. Uma das únicas mulheres a fazer parte do movimento, Elsa ficou conhecida pelas ideias irreverentes – como o chapéu em forma de sapato –, que ressoavam com espírito onírico proposto no Manifesto Surrealista de André Breton (1896 – 1966), publicado em 1924.


A imagem mostra o cartaz do documentário "O Álbum Privado de Elsa Schiaparelli". A gravura possui fundo predominantemente cor de rosa, a silhueta meio preenchida da estilista cruzada por uma forma triangular amarela. No topo, está escrito o título "O Álbum Privado de Elsa Schiaparelli".

O Festival acontece entre os dias 15 e 17, sexta a domingo, e conta com feira de livros, rodas de conversa, shows e exibições. O evento ocupa não somente o prédio da Biblioteca, mas também os arredores, como a Praça das Artes (Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo), onde acontece a exibição do curta, às 18h30 do sábado (16), com entrada gratuita e aberta ao público em geral. Confira a programação pelo perfil da BMA no Instagram.


A imagem mostra a estilista Elsa Schiaparelli sentada em uma cadeira de colocaração dourada e bege. Ela usa um vestido preto com gola branca de renda, enfeitada com um broche de brilhantes. Elsa usa um turbante branco na cabeça, pulseiras nos braços e olha para uma caixa que tem nas mãos. A foto está colorida em sépia.

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page