Buscar
  • Donata Meirelles

Marisa Berenson estreia novo questionário e aconselha: “quem ama compartilha”


Reprodução Forbes Brasil (Coluna Donata Meirelles): Marisa Berenson

Artigo originalmente publicado na coluna da Donata Meirelles na Forbes Brasil.


A partir do famoso Questionário Proust, criado pelo escritor francês Marcel Proust no início do século passado para conhecer melhor amigos e conhecidos de sua intensa vida social, criei meu Questionário #DoSucesso. Sete perguntas – o questionário proustiano tem mais de 30! – serão respondidas por um elenco de Mulheres de Sucesso brasileiras e internacionais, em uma nova série da coluna.


Começando com Marisa Berenson, norte-americana de sucesso no mundo da moda e do cinema, que divide o tempo entre Paris, Nova York, Hollywood e Marrakesh. “Sempre moro no lugar onde estou trabalhando”, diz Marisa, que conhecemos dos clássicos do cinema “Morte em Veneza”, “Cabaré” e “Barry Lyndon”.


Há cinco anos ela também se revelou empresária do ramo da beleza, criando uma linha de luxo de produtos para a pele a base de ingredientes naturais – alguns a partir de fórmulas que ela mesma havia desenvolvido para uso próprio ao longo dos anos. O negócio está passando por uma reformulação administrativa e deve voltar em breve ao mercado. No momento, Marisa está baseada em sua casa em Marrakesh, para onde se transferiu quando a pandemia de coronavírus provocou o lockdown em Paris e encerrou sua bem-sucedida temporada no teatro, com o espetáculo “Berlin Kabaret”, em cartaz durante um ano.


Claro que ela aproveitou o retiro marroquino durante a quarentena para trabalhar em outra frente: escreveu um guia de Marrakesh para a editora francesa Assouline, em uma coleção com famosas falando sobre destinos internacionais de charme. “Foram dois meses de trabalho duro”, garante a autora.


Aos 73 anos, Marisa Berenson continua a todo vapor em uma carreira iniciada aos 18, quando foi descoberta pela lendária editora norte-americana de moda, Diana Vreeland, que a lançou como modelo, tornando-se uma das mais requisitadas da época – ao lado de ícones como Twiggy e Penelope Tree.


Na verdade, a moda está em seu DNA, ela é neta de outra lenda, a estilista italiana Elsa Schiaparelli – sensação de Paris nos anos 30, associada ao movimento de arte surrealista e rival de Coco Chanel. O cinema foi consequência do sucesso no mundo da moda e hoje são quase 80 filmes no currículo – com alguns trabalhos nos palcos da Broadway e do West End londrino. Marisa conta que deve voltar a filmar em agosto, mas já se prepara para o que vem a seguir, a versão fílmica do espetáculo que estava fazendo pré-pandemia, “Berlin Kabaret”, no qual interpreta uma dona de cabaré às vésperas da ascensão nazista. “Stéphan Druet, autor e diretor da peça, está escrevendo o roteiro”, avisa. Enquanto isso, pode ser vista no comercial que estrelou para a campanha da Pat McGrath Labs, marca de cosméticos da maquiadora inglesa de sucesso.


Marisa é mãe de Starlite – de seu casamento com James Randall – e avó de Luna, de 3 anos: “Meus dois amores”, declara corujíssima.


A seguir, em nossa conversa telefônica diretamente de Marrakesh, Marisa Berenson responde as 7 perguntas do Questionário do Sucesso:


Qual o seu maior exemplo de mulher de sucesso?


Não penso em uma mulher específica nem tenho um nome em particular para citar. Penso mais em mulheres anônimas, aquelas que, muitas vezes sozinhas, trabalham e se dedicam para sustentar suas famílias e educar os filhos. É um trabalho de amor.


Qual sua ideia de felicidade no trabalho?


Como atriz e empresária, minha maior felicidade no trabalho é quando existem os meios e a oportunidade para exercer minha criatividade, desenvolver minha capacidade e conseguir chegar até as pessoas com uma mensagem positiva. Poder fazer com que elas reflitam sobre si mesmas e sobre os outros. É saber que minha profissão me permite compartilhar sentimentos, experiências e aprendizados.


Eu pensava que sucesso era… mas descobri que sucesso é…


Pergunta difícil (fica pensativa). Na verdade, nunca encarei o sucesso como fama, projeção, dinheiro. Sucesso é conquistar a liberdade para fazer aquilo que se deseja e sempre procurar fazer da melhor maneira possível.


Depois da pandemia qual será a mudança mais significativa na sua área de atuação profissional?


Não apenas na minha área, mas essa pandemia fez todo mundo em todas as áreas pensar e repensar muitas coisas. Acredito que seja uma espécie de caminho para uma consciência planetária. Uma grande oportunidade para nossa evolução social e espiritual. Precisamos ser mais cuidadosos com nós mesmos, com quem está próximo de nós, com a natureza, com o planeta em que vivemos. Isso é necessário e urgente.


Se você pudesse escolher um superpoder, qual seria?


O poder da cura, sem dúvida! Já imaginou que maravilha sair por aí curando pessoas e fazendo do mundo um lugar melhor? Não existe superpoder melhor do que esse.


Que tipo de hábito ou exercício você recomenda para desligar ou aliviar sua mente?


Há muito tempo pratico a meditação, desde o final dos anos 1960. Já passei por vários tipos e métodos e, por isso, sei que existe uma meditação certa para cada um. Hoje existem inúmeros meios disponíveis para quem quer meditar e se você realmente está nessa busca, vai encontrar a sua. A alimentação também é muito importante. Alimentar-se bem, de maneira natural, saudável, com atenção, observando o que faz bem para seu corpo e sua mente. Sem excessos e sem radicalismo.


Qual mensagem você gostaria de deixar para as próximas gerações?


Sobretudo que se concentrem em cuidar do planeta. Como eu já disse, é preciso curar o planeta. E isso deve ser feito com união e equilíbrio. No fim, o amor é a chave de tudo. Portanto, compartilhe.


Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.


Acompanhe a Donata Meirelles no Instagram: @donatameirelles

0 visualização
Encontre a Donata nas redes!
  • Donata Meirelles Instagram

Instagram

  • Donata Meirelles Twitter

Twiiter

  • Donata Meirelles Linkedin

Linkedin

  • Donata Meirelles Instagram
  • Donata Meirelles Linkedin
  • Facebook Donata Meirelles
  • Twitter