O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como
- há 21 horas
- 3 min de leitura
Com Fernanda Torres entre os convidados, a maison francesa resgata o brilho da arte de viajar para férias cheias de allure

Não faz muito tempo, os looks exibidos por celebridades em suas viagens de férias não eram feitos exclusivamente de bonés na cabeça, iPhones na mão e shorts jeans sobre moda praia. É para esse momento, em que a arte de viajar poderia ser tão glamourosa quanto um tapete vermelho, que a Chanel olha em seu desfile Cruise 2025/26, realizado nesta terça-feira (29.04) no hotel Villa D’Este, no Lago de Como, Itália. Abaixo, três ideias para entender a nova coleção – que, por aqui, desembarca com glamour e peças altamente desejáveis em dezembro.
Summertime and the living is easy
“Como você deixou meu cabelo dessa forma?”, perguntou a neotop Mathilda Gvarliani ao hairstylist que finalizava sua beauté antes de entrar na passarela. “Eu não tentei demais”, ele respondeu. A cena até pode ter sido capturada em um vídeo de backstage, mas diz algo sobre a coleção também: em um desfile Cruise, as peças têm vocação para acompanhar as clientes em viagens de férias. Vem daí o efeito de alguns dos looks desfilados, que souberam conciliar a nonchalance dos momentos off-duty com uma intenção final mais montada e polida.
Pense em casacos alongados de tweed que abraçam o corpo como roupões de hotel, saias tramadas que funcionam como separates para tops de biquíni e nas tradicionais listras náuticas, atualizadas por uma cartela de rosas e marrom para mulheres cruising em 2025. A mesma lógica apareceu nas bolsas: havia modelos amplos, prontos para um drinque à beira da piscina, mas brilharam também as miniaudières, como a divertida bolsinha em forma de sorvete – que, aliás, parece ser a sequência de um filme que fez sucesso na maison: a minibolsa em shape de balde de pipoca, do outono-inverno 2025 da grife.
L’aperitivo time!
Quando o dia avança rumo à noite, uma profusão de tons nas cores do pôr do sol no Lago de Como surgem em propostas que nos lembram que, para a clientela do hotel (e da Chanel), o guarda-roupas noturno das férias tem tanta importância quanto o diurno. A mensagem era clara: no que depender da equipe de estilo que assina a coleção (a estreia do diretor criativo Matthieu Blazy será revelada apenas em setembro), os brilhos também têm passe livre durante o dia. Como apostar neles? Com o efeito do tafetá em tons de pêssego, rosa e azul; em calças flare cobertas por paetês e na belíssima proposta dos novos “evening pyjamas” – feitas para tudo, menos para dormir, ok?
O glamour da “New Hollywood”
Rita Hayworth, Ava Gardner e Lauren Bacall foram algumas das atrizes da old Hollywood que já fizeram check-in no Villa D’Este. Se foi tirando um par de luvas que Hayworth protagonizou uma das cenas mais memoráveis na história do cinema (em “Gilda”, de 1946), adicionar luvas ao look foi a proposta de styling que marcou o desfile, adicionando acabamento glamouroso aos looks.
Embora conectada ao cinema desde sempre – as notas entregues aos convidados mencionavam a amizade entre Gabrielle Chanel e o diretor italiano Luchino Visconti –, a maison mostrou como vêm atualizando esse relacionamento também fora da passarela: o hotel que recebeu o desfile serviu de cenário para um pequeno filme, lançado como teaser sob direção da cineasta e friend of the house Sofia Coppola. Além disso, a lista de convidados ilustrava bem o vínculo com o glamour da “new Hollywood”: nossa Fernanda Torres, por exemplo, assistiu ao desfile sentada na mesma mesa de Pedro Almodóvar. C’est cool!
Com Antonia Petta e Milene Chaves
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Comments