Para a empresária, nascida e criada entre Copacabana e Ipanema, a inspiração no Rio de Janeiro é uma grande identidade de sua marca
“Quando vejo uma garota de biquíni andando no calçadão, aqui no Rio, eu sei que ela não é carioca”, observa Katia Barros, sócia da Farm, a marca de moda que é um sucesso nacional e internacional – 70 lojas espalhadas pelo Brasil, uma loja em Nova York mais pontos de venda em outras cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, além de parcerias com marcas como Levi’s e Adidas.
A observação de Katia tem tudo a ver com identidade, um dos pontos fortes que fizeram da Farm o case que é hoje. “Conheço os códigos das garotas na praia e sei que cada coisa tem o seu lugar”, explica a estilista e empresária, nascida e criada na confluência mítica de Copacabana e Ipanema. Na sua definição, a moda carioca tem “borogodó, sensualidade, colorido, charme e, claro, elegância”. Por causa disso, a Farm não segue o estereótipo de marca brasileira que só faz verão o ano inteiro. “Somos uma marca tropical e exuberante inclusive no inverno”, explica.
“Quando comecei na moda, fui atrás da roupa que fizesse sentido com o jeitão carioca, com o corpo, o tom da pele, o cabelo molhado de praia que seca no vento, com a paisagem…Ah, e colorido. O nosso colorido traz alegria, alto astral e o mundo gosta. É muito mais que estilo, é o espírito carioca”, resume Katia.
A Farm é o feliz resultado da parceria de sucesso entre Katia Barros e o sócio Marcello Bastos – “meu melhor amigo”, ela faz questão de dizer. Tudo começou há 23 anos, em um pequeno estande na Babilônia Feira Hype. Hoje eles encerram 2020 com ótimos resultados de vendas, crescimento em todas as plataformas de e-commerce e a finalização do processo de IPO. “E o que é melhor, atravessamos a crise sem demitir ninguém”, comemora Katia.
Ela cita alguns pontos de sucesso:
• Trabalho em equipe (treinar pessoas, confiar nelas, cuidar delas)
• Ser inquieto, não existe zona de conforto
• Olhar para a frente pensando em como fazer diferente
• Mesmo com sucesso, continuar inovando. Quem gosta de inovação não tem medo de
ser diferente.
• Além do básico: conceito, branding, inspiração…
“Tem que trocar o pneu com a bicicleta andando. Se parar, cai”, ensina.
Katia tem exibido equilíbrio perfeito na bicicleta. Há um ano, aos 49, ela se tornou mãe pela segunda vez. E manda um recado: “Mulheres, congelem seus óvulos! Não tem essa de a natureza nos impor prazo de validade”.
Dress Code: por dentro e por fora
Uma troca especial
Há 15 anos Daniella Sarahyba conheceu o trabalho realizado pelo INCAvoluntário – departamento de planejamento e promoção de ações voluntárias do Instituto Nacional de Câncer – no Rio de Janeiro. Seu envolvimento na causa foi tanto que hoje ela é a madrinha do projeto na área de assistência a crianças com câncer. “Esse trabalho é um dos pontos de equilíbrio da minha vida”, declara a modelo. “A troca de carinho que existe é muito enriquecedora.” Em 2020, por causa da pandemia, o INCA viu o número de doações diminuir e o número de pacientes aumentar. No momento, toda ajuda é mais que necessária e urgente. “Apenas de bolsas de alimentação, são cerca de 950 todos os meses, e estamos com dificuldade de atingir a meta”, informa Daniella. Para colaborar: no Instagram, clique no link na bio @daniellasarahyba; pelo telefone (21) 3207-4547; ou acesse www.incavoluntario.org.br.
Também é possível se inscrever para trabalho voluntário, que envolve um processo seletivo por se tratar de atividade de longa duração.
Veja também, na galeria abaixo, quais são as dicas de moda para curtir o próximo ano:
Com Mario Mendes, Antonia Petta e Sofia Mendes
Donata Meirelles é Consultora de estilo, atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Comments