top of page
Buscar
  • renatodolci

Donata Meirelles fala sobre sucesso com Arianna Huffington


Reprodução Forbes: Arianna Huffington e Donata Meirelles


Arianna Huffington


Dormir e respirar bem, armas para o sucesso no “próximo normal”


A escritora e empresária Arianna Huffington sempre foi parceira do sucesso. De origem grega –nasceu em Atenas, há 69 anos–, escreveu biografias best-seller de Maria Callas e Pablo Picasso e conquistou o protagonismo na mídia em 2005, à frente do site “The Huffington Post” (atual “HuffPost”), vendido em 2011 para a AOL por US$ 315 milhões. Em 2016, desligou-se da empresa e fundou a Thrive Global, plataforma online dedicada “a auxiliar empresas, comunidades e pessoas a aprimorar seu bem- -estar e performance”. Escreveu outro best-seller, “The Sleep Revolution: Transforming Your Life a Night at a Time”, sobre os benefícios de uma boa noite de sono.


Conheci Arianna há dez anos, quando ela esteve no Brasil para o lançamento do The Huffington Post aqui, e a recebi para um jantar. Mantemos contato desde então. Estava curiosa para saber como ela vê a pandemia e suas consequências, além de ouvir conselhos para conquistar o sucesso diante do “próximo normal”. Foi sobre isso que ela conversou comigo de seu apartamento em Nova York.


Em “The Sleep Revolution” você fala da importância de desacelerar e manter o foco no que é mais valioso para mente, corpo e espírito. Agora que a pandemia nos forçou a valorizar os aspectos básicos da vida, você diria que foi profética?


A crise evidenciou as consequências de termos ignorado esses aspectos, ressaltando a urgência de se construir um futuro onde saúde física e resiliência mental estejam em primeiro plano. Descobrimos que certas coisas na vida não são tão essenciais quanto acreditávamos. Como disse o papa Francisco: “É tempo de escolher entre o que importa e o que é passageiro, o que é necessário e o que não é”.


Como ter uma boa noite de sono num mundo em crise?


No Thrive temos centenas de plataformas para mudanças de hábitos, mas aqui vão as minhas três favoritas:


• Estabeleça um critério para filtrar notícias no fim do dia. Assim como a informação nos torna mais preparados para enfrentar uma crise de saúde, estabelecer limites para o que se consome na mídia ajuda a colocar as notícias estressantes em outra perspectiva.


• Cada vez que lavamos as mãos, durante 20 segundos, é uma oportunidade de nos lembrarmos daquilo pelo que somos gratos. Isso muda o circuito do nosso cérebro, criando caminhos neurais novos.


• Focar nos altos e baixos da respiração, mesmo por 60 segundos, é um micropasso que ativa o sistema nervoso parassimpático, baixando nossos níveis de cortisol. O livro “Breath: The New Science of a Lost Art”, do jornalista James Nestor, fala de como a respiração é nosso superpoder. “Respirar corretamente pode nos proporcionar vidas mais longas e saudáveis, assim como uma respiração incorreta pode exacerbar e muitas vezes causar uma lista de males crônicos: asma, ansiedade, déficit de atenção, hipertensão…”


Você é conhecida por antecipar tendências globais. O que vem agora?


Quatro curvas (além da curva de contágio pelo coronavírus) precisam ser achatadas agora. Todas são anteriores à crise: nosso descuido com males de saúde crônicos, como diabetes, hipertensão e obesidade; a crise mental que foi acelerada pela pandemia; as desigualdades estruturais; e as mudanças climáticas. Depois de achatá- -las, teremos de revertê-las. Atravessar a pandemia com sucesso significa prestar atenção aos sinais de advertência e criar um mundo melhor.


Cite cinco dicas para uma mulher conquistar e manter o sucesso.


1) Encarar o sucesso à nossa maneira, e não como uma cópia dos homens. Temos um duplo desafio: além da ansiedade que todos enfrentam na carreira, carregamos o paradoxo de nos mantermos “femininas” enquanto fazemos um bom trabalho.


2) Não comprar a ideia de que a síndrome do burnout [esgotamento profissional] é o preço a ser pago. Sua produtividade e criatividade só irão florescer se você priorizar seu bem-estar. Isso alimentará o sucesso em tudo o que você fizer.


3) Não temer o fracasso. Não estamos aqui para acumular troféus, mas para nos tornarmos o que somos. Aprendi com minha mãe: “O fracasso não é o oposto do sucesso, é um degrau para o sucesso”.


4) Calar a voz da negatividade que habita nossa mente. Podemos fazer isso nos dando o devido tempo para recarregar as energias – o cansaço abala nossa percepção e nos faz duvidar de nós mesmas.


5) Forme sua Tribo Thrive, um grupo de apoio da família ou amigas para te passar um feedback honesto, te apoiar nas horas difíceis e celebrar os bons momentos.


Dress code: por dentro e por fora


A solidariedade das abelhas


“As abelhas semeiam a vida e são solidárias ao ponto de que, quando ameaçadas, usam seus ferrões e este ato lhes causa a morte”, conta a carioca Georgia Buffara, que viu no comportamento das abelhas (“bees”, em inglês) a inspiração para criar o Instituto Bees of Love, em 2018 – trabalho voluntário em ações de cidadania e solidariedade, na cidade do Rio de Janeiro. Com a pandemia, as “abelhas” desenvolvem cinco projetos de assistencialismo.


Bee Care – Auxílio a profissionais da Saúde na compra de EPIs (equipamentos de proteção individual), medicamentos e outros equipamentos.


Bee Warm – Doação de cobertores para pessoas em situação de rua.


Bee Animal – Cuidando de animais abandonados, com ração e encaminhamento para a adoção.


Bee Click – Recebe computadores, iPads e smartphones usados – em bom estado, não é lixo eletrônico – para doação à pessoas carentes que estudam e trabalham a distância.


Bee Food – Doação de cestas básicas em comunidades carentes e distribuição de quentinhas para pessoas em situação de rua e profissionais da Saúde na linha de frente do combate à pandemia.


Todo mundo pode ajudar:


Instagram: acesse @beesoflove e clique no link da Vakinha na bio Website: beesoflove.com.br


Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.


Acompanhe a Donata no Instagram: @donatameirelles

12 visualizações0 comentário
bottom of page