Entre um desfile e outro da Semana de Moda de Paris, um mergulho na história no Castelo de Fontainebleau e um bom agito no L'Avenue
Como responsável por fazer compras para marcas internacionais, ou como imprensa, frequento a Semana de Moda de Paris há anos. Nesta temporada, dois eventos fora das passarelas também merecem registro. Na quinta-feira (26/09), pude fazer um mergulho em uma parte importante da história da França: uma visita guiada ao Castelo de Fontainebleau, com aula de história para apenas 30 pessoas. O castelo foi fechado especialmente para o grupo reunido pelo JHSF ID, programa de relacionamento da empresa que comanda o Shopping Cidade Jardim, entre outros empreendimentos. Da entrada à saída, Bruno Astuto, diretor criativo e de comunicação da empresa, deu uma grande aula de história e de moda, já que uma não existe sem a outra.
A visita contou com nomes como Isabella Fiorentino e Silvia e Maria Braz. O castelo, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, fica a uma hora de carro de Paris. Foi a residência de Napoleão I e ainda guarda a arquitetura de períodos tão distintos quanto o medieval e o renascentista – foi o primeiro do estilo no país. Bruno realizou ali a pesquisa para o seu livro Catarina de Médicis, lançado em 1999, e proporcionou um passeio rico em informação e cultura. O teatro de Napoleão III, a galeria de Francisco I, o salão de baile de Catarina de Médicis e a impressionante biblioteca de Napoleão Bonaparte, que abriga mais de 13 mil livros, foram os principais pontos de parada.
No dia seguinte, sexta-feira (27/09), o agito foi diferente: o tradicional almoço do Cidade Jardim no L’Avenue, que guarda os encontros mais fashion da Semana de Moda há anos. Além de celebrar a longa parceria, o encontro foi também uma comemoração do sucesso da nova filial do restaurante no Brasil – o L’Avenue foi inaugurado no fim de agosto no shopping. Nas galerias, você confere as fotos dos eventos.
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Comments