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Carol Bassi Visita Conrado Segreto

  • há 24 horas
  • 3 min de leitura

Primeiro projeto cultural da marca busca jogar luz sobre o legado criativo do estilista celebrado nas décadas de 1980 e 1990


 Ilustração vibrante de um look de moda assinado por Conrado Segreto em 1990, com traços coloridos em rosa, verde, laranja e azul.
Divulgação/Carol Bassi. Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”

“O Brasil tem moda, mas precisa cuidar também da sua cultura de moda”, diz Anna Carolina Bassi. Ao lado de Caio Campos, ela fundou a marca Carol Bassi em 2014 e pode-se dizer que, tanto sob sua etiqueta quanto na carreira solo como comunicadora de moda e lifestyle, fez da ideia de “compartilhar” um de seus propósitos. Parece perfeito, portanto, que o novo projeto da marca – o primeiro que joga luz sobre a moda de um ponto de vista cultural – compartilhe com as novas gerações o legado artístico do estilista Conrado Segreto. 


Carol não chegou a conhecer Conrado (que faleceu em 1992, após uma breve, porém incontornável contribuição para a moda nacional). No entanto, ao vestir algumas das peças do criador em 2022, sem nem saber, daria o impulso inicial para a criação de “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”. Foi naquele mesmo ano de 2022 que Caio, movido também por recordações em torno dos desfiles-espetáculo do estilista, esboçou uma aproximação com Rita Segreto, irmã do designer e até hoje guardiã de seu espólio. “Ela me presenteou com um livro sobre a obra de Conrado e começamos a conversar. Nessa ocasião, Rita me disse uma frase que nunca mais saiu da cabeça.


Ela falava sobre como, embora a gente viva no tempo da sustentabilidade, ninguém fala sobre a sustentabilidade da memória cultural de um artista como o Conrado”, conta Caio sobre o momento exato em que o casal teve certeza de que gostaria de contribuir com essa missão. Com admiração e respeito, como já diz o nome do projeto. “A ideia de ‘visita’ vem de um termo que diz respeito à chegada em um território diferente, pertencente ao outro. Na definição do dicionário, ‘visita’ é o ato de ir a um lugar para estar com alguém ou ir a um lugar apreciar algo. E é exatamente isso o que Carol Bassi [a marca] busca fazer com o legado de Conrado Segreto”, explica Caio.


Croqui de moda sofisticado com duas figuras femininas vestindo trajes em azul marinho e dourado, com colares longos e poses glamourosas.
Divulgação/Carol Bassi. Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”

Em seu primeiro capítulo, a marca apresentou o projeto ao lado de uma porção de croquis inéditos de Conrado, que ilustram sua primeira coleção, desfilada em 1989 na Casa Rhodia (e, vale dizer, algumas das modelos que riscaram a passarela na época estavam também no evento; entre elas, Silvia Pfeifer, Claudia Liz, Alessandra Berriel e Laura Wie). Programados para agosto, o segundo e terceiro capítulo da narrativa incluirão, respectivamente, uma exposição que homenageia Conrado Segreto no atrium do shopping Cidade Jardim, e o desfile de uma coleção que busca reinterpretar os códigos do estilista.


Desenho expressivo de uma mulher em vestido amarelo, com ombros estruturados e linhas marcantes em estilo de alta costura.
Divulgação/Carol Bassi. Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”

As peças, criadas em edição limitada feito item de colecionador, levam a assinatura de Julia Segreto, sobrinha do estilista (e, atualmente, gente de estilo da marca Carol Bassi). “A mulher, sob a perspectiva de Conrado, é absolutamente forte. Isso passa por um posicionamento afirmativo que dialoga muito com a maneira com a qual falamos da mulher hoje em dia. É muito, mas muito atual”, explica Carol.


Ilustração artística de uma figura feminina envolta em vestido volumoso com listras pretas e douradas, com foco no movimento e textura.
Divulgação/Carol Bassi. Projeto “Carol Bassi Visita Conrado Segreto”

Completando a história – e garantindo que ela seja contada para muitas outras gerações no futuro –, o Centro Universitário Belas Artes foi convidado a integrar o projeto. A partir de agora, o curso de Moda da instituição contará com um olhar mais aprofundado sobre o percurso criativo de Conrado Segreto, que ganhará novo protagonismo na base curricular dos alunos. “Sinto que, na moda, a gente fica valorizando o que já tem valor, ‘hypando o hype’. Porque não olhar para algo muito especial, que está aqui, debaixo do nosso nariz, mas sobre o qual pouca gente fala?”, questiona Carol. 


Com Antonia Petta e Milene Chaves


Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

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